CANTO CULINÁRIO – Comida Japonesa Do Primeiro Mundo

maio 17, 2013 por  

Roberto 'Beto' Hataba

Hoje acordei ‘atacado’ de vontade para comer um sashimi de salmão. Infelizmente, a peixaria onde costumo comprar estava totalmente sem (e não foi a primeira vez que fiquei na vontade por isso) mas soube de um rapaz na cidade que está fazendo pratos japoneses em casa e resolvi experimentar.

Para quem não sabe, sashimi é só o filé do peixe cru, sem arroz e outras coisas como tem no sushi.

Liguei para o ‘Beto’ e encomendei uma bandeja de sashimi de salmão. Ele faz de tilápia também, e prepara outros pratos japonesas por encomenda além de só o sashimi. O que você talvez não saiba sobre o Beto é que ele morou muitos anos no Japão e na Suiça trabalhando em restaurantes japoneses, aqueles bem finos mesmo. Então a qualidade do prato não ia deixar dúvida – é bom, MUITO bom.

Veja só esta foto de como a bandeja chegou para mim

PONTOS POSITIVOS

Aparência

A aparência me supreendeu bastante. A própria bandeja parecia um barquinho, e tinha enfeites de flores. O tempero wassabi estava em forma de folha, tão lindo que deu dó de mexer nele. O pepino que foi picado para acompanhar o peixe foi usado também como uma base para o wassabi.  Tudo dentro da bandeja tinha sido cuidadosamente posto para destacar o visual, mostrando a mão de quem sabe o que faz e valoriza cada consumidor – pois foi apenas a minha bandeja que tinha aqui em casa. 

Qualidade de Gosto

O sashimi já foi culpado de dar dor na barriga em muita gente, pois existe lugar que serve peixe nada fresco.  O Beto me ofereceu um peixe fresco – sem vestígios de qualquer dano ou velhice.  Os temperos estavam muito bons e bem separadinhos para que nada se misturasse. Nem sei o nome de tudo que tinha no prato mas ficou uma delícia no shoyo com tudo misturado.

Preço

Nada para reclamar do preço. Este prato custou R$15,00, e fiquei bem contente com isso. Este mesmíssimo prato servido de forma igual em um restaurante japonês iria custar provavelmente o dobro (pelo menos). Ficou super barato pela qualidade e foi até divertido para comer.

PONTOS NEGATIVOS

Olha, não tenho nada do que reclamar. Se me forçasse a escolher algo para melhorar (como sugestão), seria para ter a opção de gengibre como tempero também, ou no lugar do wassabi, que é bem forte e nem todos gostam.  Eu até consegui comer tudo com o hashi (os pauzinhos) que foram incluidos e nem mando muito bem nessa técnica.

Comida Japonesa

CONCLUSÃO

Prato aprovadíssimo. Certamente irei pedir mais vezes.

O Beto aceita encomendas nos finais de semana, basta dar uma ligada para pedir:

Encomendar um prato japonês do primeiro mundo:

(15) 3292-2792

Comentários

Deixe uma resposta...




Bottom