Dicas de Saúde e Bem Estar(por Valéria Luz)

maio 7, 2013 por  

Enganando a vontade de comer “besteiras”

Como é difícil controlar a vontade de comer um docinho depois do almoço, uma bolacha recheada à tarde ou ainda, o delicioso vilão: chocolate, à qualquer hora do dia!!!
Se estamos ansiosos então, aí sim, a dificuldade é maior ainda!
Para evitar aqueles ataques devoradores e comer tudo de uma só vez, o jeito é consumir em pequenas quantidades diárias.
Algumas dicas podem ajudar:
1. Prefira os doces preparados com castanhas ou frutas. As fibras das frutas e as gorduras boas encontradas nas castanhas ajudam na absorção mais lenta do açúcar no organismo. Assim, a glicose é liberada no sangue aos poucos, o que gera maior controle do desejo.
2. Nenhum sabor é igual ao de uma sobremesa bem calórica, mas em vez de comer um doce suculento a todo momento que bater vontade, tente comer uma fruta, de preferência as mais doces. Outra saída é bater a gelatina já pronta com um iogurte light. Mata a vontade pelo açúcar e não coloca a dieta em risco.
3. Quando se prepara alguma sobremesa em casa, há um controle dos ingredientes. É possível, por exemplo, trocar o açúcar branco pelo mascavo e o leite integral pelo desnatado. Isso reduz bastante as calorias sem que você tenha que abrir mão do doce.
4. Quando não der pra resistir ao chocolate, escolha um meio amargo, os sabores mais acentuados proporcionam satisfação com uma porção menor, além de ter mais propriedades antioxidantes e menos açúcar e gordura.  O azedinho dos doces de limão e maracujá dão essa mesma sensação.
5. Consumir os doces logo após o almoço, como sobremesa, engorda menos. Isso acontece porque as fibras presentes na refeição reduzem a absorção do açúcar no organismo. Outra boa opção é comer as delícias até uma hora antes do exercício, pois as calorias serão gastas na atividade.
6. O cheiro, principalmente dos chocolates, que têm bastante aroma, por isso, o truque de cheirá-lo funciona de verdade. Grande parte do sabor do que comemos vem do cheiro, pois o olfato ativa mais facilmente os receptores do cérebro que respondem pelas emoções, do que o paladar. Assim, o órgão acaba entendendo que o doce já foi ingerido e inibe a vontade de comer mais. Essa pegadinha é para uma boa causa!
7. A falta de vitaminas e nutrientes na alimentação pode desencadear desejos por doces, por isso, garanta boas doses de nutrientes consumindos muitos legumes e frutas, além de azeite, castanhas e linhaça.
8. Quando for comprar algum doce, pondere a quantidade. Não ter guloseimas ao alcance em casa ajuda a controlar o consumo.

O importante para não desistir de uma dieta e, principalmente de uma vida feliz é não abrir mão das coisas que gosta de comer. Só precisa consumí-las de forma moderada e se conseguir conciliar com atividade física, o corpo e a consciência ficam mais leve!

 frutas

Comentários

Uma Resposta to “Dicas de Saúde e Bem Estar(por Valéria Luz)”

  1. Sergio Bicicchi on maio 8th, 2013 1:01 am

    Parabéns Valéria. Excelente matéria. Vou comprar castanha amanhã e deixar na firma.

Deixe uma resposta...




Bottom