Ó as ideia mano?! Vamu aprendê umas Gírias..

outubro 14, 2016 por  

Hoje em dia é muito raro encontrarmos uma pessoa que em seu vocabulário não tem nenhuma gíria, não é mesmo. Esse linguajar moderno tem tomado um grande espaço nas conversas dos dias atuais.

As gírias são palavras que acabam ganhando um jeito “novo” de serem chamadas e reconhecidas.  Vários são os modos pelos quais as gírias se formam e são introduzidas no cotidiano social.

giriasAcompanhe conosco este exemplo dito por um jovem: Vou mandar um “zap” para uma “mina”!  Imagine que reação poderia ter uma pessoa que não conhece essa variedade, ao ouvir falar em zap e mina.  Nessa frase, “zap” significa mensagem de texto enviada através do aplicativo WhatsApp e mina significa menina, moça.

As gírias servem, de certa forma, para personalizar o jeito como chamamos algo, deixando-o na “moda”. Elas chegam como uma novidade, transformam-se em expressão corriqueira e por fim algumas acabam sendo incorporados pelo dicionário, para não caírem no total esquecimento.

Encontramos algumas gírias comuns e seus significados no site Dicionário das Gírias e vamos listar algumas delas que são bem comuns:

Presente de grego

É o recebimento de algum presente ou dádiva que traz prejuízo ou não acontece beneficamente, como era para ser. Surgiu a partir da famosa Guerra de Tróia.Nessa guerra, um cavalo de madeira…

Ter ouvido de tuberculoso

Dizer que alguém tem ouvido de tuberculoso é mesmo que dizer que essa pessoa ouve muito bem. A explicação para o uso dessa expressão está ligada a um dos sintomas da doença, a…

Pagar o pato

Significa fazer o papel de tolo , pagando por aquilo que não deve. A expressão é proveniente de um jogo que era praticado em Portugal. Nesse jogo, os participantes, a cavalo, deveriam arrancar com um só golpe um pato amarrado a um porto. Quem perdia tinha que pagar pelo pato e dessa forma, essa expressão foi transposta para o dia-a-dia, para caracterizar algo que se paga mas pelo qual não se obtém qualquer benefício.

A casa caiu

É utilizado em várias situações , principalmente onde tudo dá errado e não há nada que se possa fazer para se contornar o caos, quando uma mentira é descoberta.

Em maus lençóis

Significa que alguma coisa ruim está para acontecer com uma pessoa ou que algo ruim já aconteceu, algo inesperado. Exemplos Estou em maus lençóis, não sei mais o que fazer.

Sardinha em lata

É utilizado quando muitas pessoas estão em um mesmo espaço, de forma que estejam bastante perto umas das outras e espaço se torne pequeno para tantas pessoas.

Se você conhece mais uma gíria e seu significado, deixe um comentário ai que publicaremos sua gíria e seu nome, pode crer?!

Abraço!

 

Gírias enviadas pelos nossos leitores:

PDP = Pode pá ( Enviada pelo nosso leitor e contribuinte Passoka Guido)

Comentários

Deixe uma resposta...




Bottom