Porque isso? Entenda Agora!

setembro 20, 2016 por  

Hoje pela manhã enquanto tentava descobrir algo que minha namorada estava fazendo, senti-me inspirado a escrever sobre algo bem interessante e curioso, opa, já citei o tema… Exatamente, quero falar sobre Curiosidade. Muitas vezes já fiquei me remoendo por dentro, querendo descobrir coisas que são enigmas para mim e na maioria das vezes, coisas que outras pessoas sabem e não nos contam.

Bem, não é sempre que conseguimos descobrir, mas enquanto não descobrimos todas as coisas, vamos ver a explicação de algumas curiosidades universais, que muita gente se pergunta o porque!

Você, assim como eu é uma pessoa muito curiosa? Não deixe de ler esse artigo por completo!

Por que os gatos sempre caem de pé? Por que o lado da manteiga do pão sempre cai no chão? Já se perguntou isso também? Todos os curiosos desejam respostas de coisas como essas. Antes de tudo, deixe-me definir o que significa a palavra Curiosidade…

A palavra curiosidade tem origem latina e significa o desejo de conhecer o novo, de desvendar e experimentar algo diferente. A curiosidade pertence a todo ser humano, ainda que em diferentes níveis, e alimentar esse desejo pode ser bastante divertido, interessante e proveitoso.

Pois bem, agora deixe-me revelar algumas curiosidades para você:

Qual a Doença mais Antiga do Mundo?

doencaAtualmente, médicos e especialistas têm conhecimento acerca de inúmeras doenças, de todas elas a mais antiga é a hanseníase. Os primeiros registros dessa doença datam de 1350 a.C.. Apesar de ser muito antiga, o tratamento eficaz da doença só foi descoberto no começo dos anos 80, com o desenvolvimento da poliquimioterapia.

A hanseníase é provocada pela bactéria Mycobacterium leprae, também conhecida como Hansen, ela agride principalmente os nervos e a pele, podendo, em estágios mais graves, resultar em deformações. A lepra, como era conhecida, consome, resseca, agride e penetra na pele, deforma nervos, músculos e ossos.

No início ela provoca uma dor quase insuportável que logo passa e é substituída pela perda da sensibilidade e dos movimentos. O nome foi alterado por causa do preconceito com o qual os portadores da doença eram tratados, no Brasil a lepra passou a ser conhecida como hanseníase.

Em números absolutos de hanseníase, o Brasil é o segundo país no ranking, perdendo somente para a Índia.

Quando Surgiu a Moda?

A moda surgiu em meados do século XV no início do renascimento europeu. A palavra moda significa costume e provém do latim modus. A variação da característica das vestimentas surgiu para diferenciar o que antes era igual, usava-se um estilo de roupa desde a infância até a morte.

A partir da Idade Média, as roupas eram diferentes seguindo um padrão que aumentava segundo a classe social, houve até leis que restringiam tecidos e cores somente aos nobres.moda

A burguesia que não era nobre, mas era rica, passou a imitar o estilo nobre das roupas iniciando um processo de grande trabalho aos costureiros que a partir de então, eram obrigados a produzirem diferentes estilos para diferenciar os nobres dos burgueses.
Com a revolução industrial no século XVIII, o custo dos tecidos diminuiu bastante, em 1850 com a invenção das máquinas de costura o custo dos tecidos caiu ainda mais.

A partir de então, até os mais humildes puderam comprar roupas melhores.
Mesmo após a facilidade das confecções, as mulheres ainda eram privadas da modernidade continuando a usar roupas sob medida. A partir desta dificuldade, surgiu a alta costura que produzia diferentes estilos por meio de estilistas que inventavam tendências.

 

Tomar um Susto faz parar de Soluçar?

Você já ouviu falar que o susto faz o soluço parar? Mas afinal, será que vale a pena arriscar levar um “sustinho” nesse momento? No instante do susto o organismo libera a adrenalina, substância que restabelece o funcionamento normal do nervo frênico, fazendo com que o soluço pare. Mas para que o susto exerça essa influência, a pessoa precisa se assustar de verdade.

sulocarO nervo frênico controla os movimentos do diafragma, principal músculo responsável pela respiração. O soluço, fechamento da glote que ocorre independentemente da nossa vontade, pode ser cessado também ao tomar um copo de água com o nariz tampado.

Outra tentativa de fazer com que o soluço pare, é prender a respiração por alguns segundos, assim a taxa de gás carbônico no organismo é aumentada, o que faz com que o nervo frênico iniba e depois volte a trabalhar corretamente.

 

Comentários

Deixe uma resposta...




Bottom